Movimento e Imagem, Cristina Coutinho

No dia 3 de Outubro, realizamos o evento Movimento e Imagem, que tem como aliciante, entre outras surpresas,  a apresentação de trabalhos fotográficos de 6 autores que viajaram com o MEF desde 2012 e a entrega de diplomas das ações de formação de 2104 e 2015.

Continuamos a divulgação dos autores presentes, com Cristina Coutinho, que realizou trabalho fotográfico documental em São Tomé e Príncipe no ano de 2015.


© Cristina Coutinho
© Cristina Coutinho

São Tomé e Príncipe, um paraíso esquecido no meio do Atlântico, repleto de uma riqueza natural incomparável, de um povo conformado com a sua sorte e de uma História de escravidão.

Estes dois pedaços de terra são hoje a sombra do que foi outrora o maior império de produção de cacau e de café em todo o Mundo, um império dirigido e explorado pelo Governo Português, onde agora se vislumbram os vestígios de riqueza e prosperidade que um dia aquelas colónias conheceram.

Entre sanzalas e roças abandonadas, encontramos pessoas que vivem aleadas do resto do mundo, que não são dali mas para ali vieram e ali ficaram, crianças alegres e despreocupadas que gravitam entre brincadeiras infantis e atitudes forçadamente adultas.

Foi esta realidade singular que tive oportunidade de experienciar e que pretendo refletir neste trabalho fotográfico.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s