Movimento e Imagem, Carlos Muralhas

No dia 3 de Outubro, realizamos o evento Movimento e Imagem, que tem como aliciante, entre outras surpresas,  a apresentação de trabalhos fotográficos de 6 autores que viajaram com o MEF desde 2012 e a entrega de diplomas das ações de formação de 2104 e 2015.

Continuamos a divulgação dos autores presentes, com Carlos Muralhas, que realizou trabalho fotográfico documental na Índia no ano de 2012.


© Carlos Muralhas
© Carlos Muralhas

Ouve-se dizer que a Índia é um país de contrastes, no entanto só quando vivenciamos essa sociedade é que nos apercebemos da verdadeira dimensão dessa ideia. Os contrastes sentem-se em tudo, na sujidade das ruas ao passo que os Indianos e as suas casas são tão limpas, no caos do trânsito mas que no entanto se sente seguro e respeitador sem orgulhos, animais, transeuntes, bicicletas, motas e carros convivem nas ruas em caos ordenado, das diferenças entre as cidades e as aldeias do interior mas com pessoas tão semelhantes na sua maneira de agir devido ao mesmo coração curioso, aberto e generoso.

Podia dizer que amei a Índia mas a verdade é que amei acima de tudo os indianos. Qualquer momento passado neste tão longínquo país, é um momento que não se esquecerá jamais. O que mais me marcou é que apesar de uma vida notoriamente dura os indianos se entregam com uma intensidade de prazer e com uma curiosidade quase infantil a tudo o que os rodeia. A pós-modernidade parece não ter ainda invadido a alma destas pessoas e isso, na realidade, é uma coisa boa que se sente nos olhares que se cruzam, nos aromas das especiarias dos bazares, nas cores incríveis das vestimentas, na azáfama dos templos apinhados de devotos, nas oficinas de rua onde tudo se fabrica e tudo se remenda pois tal como nos disseram tantas vezes: “Índia, no problem”.

Obrigado Índia. Obrigado pela parte do meu coração que lá ficou.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s