3 PROPOSTAS FOTOGRÁFICAS ÀS QUINTAS-FEIRAS: Carrasqueira, Lanzarote, Lisnave

Finalizamos 2015 com 3 propostas para fotografar, vamos até à Comporta, visitar um dos maiores portos palafíticos da Europa, saímos de Portugal e viajamos até ao arquipélago das Canárias e por fim, viajamos até a um passado recente, na Lisnave.

::

Para fotografar, sugerimos…

20101213_carrasqueirosc2a9luisrocha_04
Projeto Fotográfico “Carrasqueiros” © Luís Rocha, 2010.

Junto à pequena aldeia piscatória da Carrasqueira (comporta) o engenho popular toma forma e com alguma criatividade desvenda uma solução curiosa para resolver o problema do acesso aos barcos durante a maré baixa – o porto palafítico. As margens baixas e lamacentas do Sado impossibilitam o acesso às embarcações sempre que a água teima em não chegar a terra. Como resposta, a comunidade em franca necessidade, construíu um cais em madeira, cujos múltiplos braços penetram em ziguezague pelo sapal, formando por um lado, uma vasta área de atracação de barcos e por outro, um passadiço por onde podem circular facilmente redes, apetrechos e pescado. Há mais de dois séculos que este porto tão tradicional tem servido de ancoradouro às embarcações locais. (in: Herdade da Comporta)

::

Para fotografar, sugerimos…

Terras do Fogo, Lanzarote © Luís Rocha, 2013.
Terras do Fogo, Lanzarote © Luís Rocha, 2013.

Lanzarote, ou Lançarote, é a ilha mais oriental do arquipélago das Canárias. É formada por vulcões adormecidos, enormes crateras e rios de lava. Nesta ilha encontramos o Parque Nacional de Timanfaya onde foi registada a fotografia que acompanha esta publicação.

::

Para fotografar, sugerimos…

Estaleiro da Margueira [LISNAVE] © Luís Rocha, 2013.
Estaleiro da Margueira [LISNAVE] © Luís Rocha, 2013.

Estaleiro da Margueira [LISNAVE], em Cacilhas, Almada. Após o ano 2000, data a partir da qual foi encerrado o Estaleiro da Margueira, a empresa mudou-se para os Estaleiros da Mitrena (ex-Setenave), em Setúbal, passando a ser nesse local o seu centro de laboração. (in: wikipédiaA Lisnave…). Nota: o estaleiro pelo facto de se encontrar encerrado, é necessária autorização especial para entrar e para fotografar, a solicitar junto da administração da empresa.


Todas as sugestões desta rubrica estão disponíveis, após a sua publicação, em: 3 propostas fotográficas às quintas-feiras, com acesso ao arquivo por tipologia de sugestão.


Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s