UM FOTÓGRAFO ÀS TERÇAS: Masayoshi Sukita

Ontem acordámos (atónitos) com a notícia da morte de David Bowie. Hoje olhamos para quem o fotografou durante 40 anos.

Masayoshi Sukita nasceu numa aldeia mineira no norte do Japão em 1938. O seu pai morreu na frente de batalha com a China, já no fim da segunda grande guerra.

Em criança, o seu tio levava-o frequentemente ao cinema. O cinema seria o seu primeiro amor (chegaria a pedalar 100 quilómetros para assistir à projecção de filmes americanos importados) e a sua descoberta influenciou-o ao longo de toda a vida. Os filmes com Marlon Brando e James Dean marcaram-no particularmente. Foi através do cinema que descobriu o rock ‘n’ roll. E ambas – cinema e fotografia – seriam as grandes influências da sua expressão fotográfica.

Depois de ter concluído o liceu, Sukita falhou a entrada na Universidade. A sua intenção era a de tentar novamente no ano seguinte, mas um vizinho introduziu-o à fotografia e emprestou-lhe uma revista que leu avidamente. Não tinha câmara fotográfica, mas o tema atraiu-o de tal forma que acabaria por monopolizar o seu tempo. Chumbou nos exames pela segunda vez. Fechou-se uma porta, mas abriu-se outra: a duma escola de fotografia em Osaka, na qual Sukita entrou para estudar fotografia comercial. Não foi o mais dedicado dos alunos e faltava com frequência às aulas para ir ao cinema, já que era aí que ele sentia que mais tinha a aprender.

Ao fim de dois anos na escola, Sukita passou a ser assistente de um fotógrafo profissional bem estabelecido. Teve que trabalhar arduamente (provavelmente com menos idas ao cinema), mas foi esta a experiência que lhe ensinou a dose de disciplina que implica ser-se um profissional. Posteriormente trabalhou numa agência publicitária em Osaka e, seguidamente, mudou-se para Tóquio onde viria a trabalhar numa produtora de publicidade e moda. Em 1970 estabeleceu-se como freelancer.

O primeiro país estrangeiro que conheceu foram os EUA, atraído pela cultura underground de Nova Iorque, especialmente pela mescla de música, cinema e artes plásticas que rodeava Andy Warhol. Entre 1970 and 1971 visitou a cidade regularmente e, entre outros, fotografou Jimi Hendrix meses antes da sua morte.

O que o atraiu em Nova Iorque foi o mesmo que levou até Londres. E foi em Londres que, em 1972, conheceu David Bowie. Antes mesmo de ter ouvido a música de Bowie, foi o impacto que nele provocou um poster promocional de um concerto que despertou a vontade de descobrir o homem e a sua música. O estilo irreverente das performances de Bowie e a sua linguagem visual ressoaram com as referências cinemáticas de Sukita e estiveram na origem da aproximação. Sukita conseguiu fazer chegar o seu portfolio ao então manager de Bowie (Tony Defries). A impressão causada foi tão boa que imediatamente organizaram uma sessão fotográfica num estúdio alugado em Londres para o efeito. Esta sessão foi o primeiro passo de uma relação que durou 40 anos. A monumental edição “Speed of Life”, editada em 2012, reúne as imagens mais marcantes e narra a história dessas 4 décadas de amizade.

São raras as relações fotográficas que duram tanto tempo. Sobre isto, diz Sukita: “Every time Bowie comes to Japan, he calls me and says, “I am here. Let’s do a photo session.” Bowie has always loved Eastern culture and he loves Kyoto, the traditional town in Japan. Since I was young, I have always been into Western culture and Bowie is so into Eastern culture so that’s the bond or relationship we have. If we were always in New York City together, it wouldn’t be a four decades-long relationship.”

Sukita_01

Sukita_02 Sukita_03 Sukita_04 Sukita_05 Sukita_06 Sukita_07 Sukita_08 Sukita_09 Sukita_10 Sukita_11 Sukita_12


Os fotógrafos desta rubrica, estão disponíveis, após a sua publicação, em: Um fotógrafo às terças, com acesso ao arquivo por  nome de autor. Com curadoria de João Jarego.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s