MÁQUINAS COM HISTÓRIA, Olympus OM2

14374556_10209105081082625_806847670_o

Hoje trazemos-vos uma máquina que para nós, se tornou muito especial, a Olympus OM2 – a máquina fotográfica que esteve na origem do projecto Vintage Dream Cameras.

A Olympus OM2, uma SLR de 35mm, foi lançada em 1975 e apresentada pela primeira vez no 31º Photo Salon de Paris, substituindo a sua antecessora e também famosa Olympus OM1.
A primeira máquina da história a utilizar leitura da exposição TTL, tinha como uma das principais mais-valias, ser compatível com todos os acessórios lançados até então para a OM1.
É uma máquina fotográfica de boa construção, leve e compacta, com um modo de prioridade à abertura e modo totalmente manual.

Características Principais:

  • Leitura de exposição por TTL (Through The Lens)
  • Velocidades de disparo entre Bulb e 1/1000
  • Velocidades de ISO/ASA entre 50 e 1600
  • Aceita todos os acessórios da Olympus OM1
  • Selector de compensação de exposição
  • Possibilidade de antever profundidade de campo na lente.

Como é andar e fotografar com a OM2 no dia-a-dia?

É uma experiência extremamente prazerosa andar no dia a dia com a Olympus OM2. Por ser uma máquina fotográfica leve, não se repara tanto no seu peso quando transportada por exemplo ao pescoço, e no final do dia o nível de cansaço é obviamente menor do que com muitas outras máquinas.

É uma máquina compacta, que encaixa muito bem em mãos pequenas/médias. É muito prática de usar pois encontramos os comandos principais na parte dianteira da máquina. Com a mão esquerda controlamos o foco, abertura e velocidade, com a mão direita controlamos o disparo e a alavanca para avançar o filme. Estamos sempre com as mãos na mesma posição o que torna a máquina muito ergonómica e intuitiva de usar.
Do ponto de vista estético a Olympus OM2 é uma máquina elegante, bem projectada, em que cada detalhe foi pensado para tornar o conjunto agradável à vista e à utilização. Em suma, um belo exemplo de equilíbrio entre engenharia e design, o que associado à qualidade das lentes Olympus faz com que este seja um dos modelos icónicos da marca.


Acesso ao arquivo desta rubrica em: Máquinas com história com autoria de Diana Goulão Marques e  Nuno Domingues da Vintage Dream Cameras.

#mef #omefsugere #maquinascomhistoria


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s