Fotografia Documental e Projecto Pessoal

O curso de Fotografia Documental e Projecto Pessoal tem por objectivo dotar os alunos de competências específicas para o desenvolvimento da “sua” fotografia no campo documental, bem como prepará-los e acompanhá-los no desenvolvimento de um projecto próprio.

20150705_fotografia_de_rua_0533
Grupo Excursionista “Vai-Tu”, Lisboa. © Luís Rocha, 2015.

O percurso formativo está dividido em três grandes blocos, em regime de “oficinas”, que serão três espaços de trabalho específicos e completos. Cada oficina fornece ao participante a totalidade das competências propostas em cada um dos temas. Os alunos podem frequentar as três oficinas na totalidade (completando o curso) ou alguma das oficinas de forma autónoma, de acordo com o seu interesse.

Vamos trabalhar a fotografia documental através do conhecimento da sua história, da análise visual e no debate subjacente à construção da narrativa de projetos fotográficos contemporâneos. Incidimos a nossa atenção na elaboração de projetos documentais, convidando fotógrafos que trabalham na área da imagem documental a discutirem os temas da sociedade contemporânea a partir de uma interpretação fotográfica, e a analisarem os trabalhos fotográficos produzidos pelos participantes.

Finalizamos a ação de formação com a criação de suportes de divulgação dos projetos, com especial foco na construção de um livro fotográfico individual e do projeto expositivo colectivo.

Pretende-se que o aluno fique munido de ferramentas visuais e interpretativas para a construção de um discurso documental próprio.

Coordenação : Luís Rocha

Formadores:

José Oliveira – História da Fotografia Documental Universal e Alexandre Pomar – Debates e Linguagens da Fotografia Documental Portuguesa são os convidados para a 1ª Oficina que nos trazem um pouco da história da imagem, universal e Portuguesa.

Na 2ª Oficina, teremos um leque alargado de fotógrafos que trabalham diversos temas: Luís Rocha – Acompanhamento dos projetos. Nelson d´Aires – Análise e crítica das narrativas visuais construídas, leitura dos trabalhos fotográficos produzidos. Ângelo Lucas | Somos como nos Representamos? João Mariano | Planificação de um Projeto fotográfico. Clara Azevedo | Documento fotográfico enquanto registo de Memória. Céu Guarda | Território fotográfico como documento da sociedade e das emoções. Luísa Ferreira | a sociedade contemporânea a partir de uma interpretação fotográfica. Tânia Araújo | A fotografia documental como ferramenta de Inclusão.

A finalizar o curso, temos na 3ª Oficina a construção de uma exposição e de um livro fotográfico com a participação de Bruno Castro – Livro Fotográfico. Atelier Ilhas Studio – Construção de Fotolivro e Cláudia Camacho – Curadoria de Exposições.

Mais informações e inscrições AQUI


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s