Foto de Capa, Abbey Road dos Beatles

Foto de Capa #1: Iniciamos hoje uma série de publicações sobre capas de discos que se tornaram icónicas pela fotografia e que constituem exemplos eloquentes da relação tantas vezes complementar entre a imagem fotográfica e a música. A mítica capa de Abbey Road dos Beatles é um bom ponto de partida para falarmos dessa relação.

Da autoria de Iain MacMillan, fotógrafo free-lancer amigo de John e Yoko, a capa apresenta os quatro Beatles a caminhar em fila numa passadeira junto aos estúdios de gravação da EMI (com o mesmo nome da rua) onde a banda gravou os seus álbuns mais famosos. A sessão fotográfica foi feita pelas 11:30 num dia solarengo usando uma Hasselblad com uma lente de 50mm com abertura a f22 e velocidade 1/500. Um total de seis disparos foram realizados a partir de um escadote enquanto um polícia parava o trânsito durante dez minutos. No final foi Paul quem escolheu a imagem por ser a única em que os quatro Beatles caminham com o passo sincronizado. Os quatro ficaram satisfeitos também pelo facto de a imagem mostrar ao mundo a banda a deixar os estúdios onde havia despendido tanto tempo de gravação ao longo dos anos. Entre os mitos populares que se criaram em torno da capa ganha destaque o de que Paul estaria morto pelo simples facto de caminhar descalço. Outros factos curiosos: é a primeira capa dos Beatles a não apresentar qualquer texto para além da imagem; a capa foi recriada inúmeras vezes, uma das quais num álbum a solo de Paul McCartney; o VW que aparece no lado esquerdo da imagem teve a matrícula roubada por diversas vezes e está, actualmente exposto num museu na Alemanha; em 2010 a passadeira, que se tornou um local de visita obrigatória para fãs da banda e muitos turistas, foi classificada como património de nível 2 pela sua importância histórica e cultural. Últimas palavras para o seu autor, falecido em 2006: “Acho que a razão da popularidade (da capa) está na sua simplicidade. É uma imagem muito simples e estilizada. Também é uma imagem com que as pessoas se relacionam. É um local onde as pessoas ainda podem andar.”

Pedro Nunes


Foto de Capa, é a nova proposta do MEF de divulgação da fotografia. Com autoria e curadoria de Pedro Nunes.

#fotodecapamef #mef #omefsugere 


 

Anúncios

2 comentários a “Foto de Capa, Abbey Road dos Beatles”

  1. Constava também na altura que além do “morto” Paul, John Lennon representaria, o “Anjo”, George Harrisson, o “Diabo” e Ringo Starr, o “coveiro”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s