É hoje às 16h, Ver com outros olhos na Fundação Calouste Gulbenkian

A exposição Ver com outros olhos é o resultado do projeto Imagine Conceptuale, realizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que se propôs trabalhar com uma população supostamente arredada dos corredores da arte. A ideia era levar a produção artística, o contacto com a arte e a aprendizagem sobre alguns movimentos estéticos relevantes, a um grupo de pessoas com maior dificuldade no acesso às imagens.

O trabalho foi desenvolvido com pessoas cegas congénitas, com cegueira adquirida e com baixa visão, ao mesmo tempo que se estabeleciam parcerias com instituições ligadas à deficiência visual.

expofcg
© Tânia Araújo / MEF

Esta exposição é o culminar de três anos de intervenção no terreno, com base num conjunto de parcerias com várias entidades, que possibilitaram a constituição de grupos e a escolha dos períodos estéticos a abordar.

A intervenção foi feita em três fases: na primeira, os participantes foram expostos aos diversos movimentos estéticos, através da história de arte e da descrição das obras relevantes (oralmente e por tacto); na segunda, foram desafiados a descrever todas as imagens que lhes ocorreram como consequência da exposição prévia; e, por último, foi-lhes pedido que produzissem fotograficamente as imagens descritas na fase anterior.

 

Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria Piso Inferior, Edifício Sede.


 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s