O MEF sugere…

3 propostas fotográficas às quintas-feiras.

Fechamos este mês de abril com mais 3 sugestões: visitamos na Madeira o Museu “Vicentes” e olhamos para dois livros históricos, um nos Estados Unidos e outro em Portugal, The Americans de Robert Frank e Lisboa, cidade triste e alegre de Vitor Palla e de Costa Martins, respetivamente.

 ::

Para visita, sugerimos:

A Photographia – Museu “Vicentes” encontra-se instalada no antigo estúdio fotográfico de Vicente Gomes da Silva (1827–1906), que iniciou a sua atividade como retratista, por volta de 1853. A 22 de março de 1982 abre ao público a Photographia – Museu “Vicentes” com o recheio do estúdio, que inclui cenários, máquinas fotográficas, livros relativos às técnicas fotográficas, mobiliário de “atelier”, cerca de 400 mil negativos datáveis entre 1870 e 1978 e que se encontram registados em 47 livros, constituindo uma riquíssima fonte histórica das atividades comerciais, de visitantes ilustres que passaram pela Ilha da Madeira e também, para o estudo de genealogias de Famílias Madeirenses.

© Photographia Museu Vicentes

 ::

Para conhecer, sugerimos:

The Americans de Robert Frank. O livro de fotografia que muitos consideram o mais importante depois da Segunda Guerra Mundial e que muitos afirmam que marcou a forma de fotografar da segunda metade do século XX. O livro retrata de forma diferente o quotidiano de dezenas de desconhecidos e a vida real nos anos 50 nos Estados Unidos.

Robert-Frank-the-AmericansRobert Frank (1958/2002). The Americans, New York: Scalo

 ::

Para conhecer, sugerimos: 

Lisboa, Cidade Triste e Alegre. Célebre fotolivro de Victor Palla e Costa Martins, publicado em 1959. Considerado uma obra pioneira da fotografia portuguesa contemporânea. Às cerca de duzentas imagens a preto e branco presentes no livro, Victor Palla e Costa Martins associaram excertos de poemas de autores portugueses, entre os quais Alexandre O’Neill, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena e José Gomes Ferreira. Inicialmente editado em fascículos.

500x500
Lisboa : cidade triste e alegre. Costa Martins e Victor Palla. Editora Pierre von Kleist.

 ::

Movimento de Expressão Fotográfica, 30 de Abril de 2015.

Todas as sugestões da rubrica “O MEF sugere…” estão disponíveis, após a sua publicação, em: 3 propostas fotográficas às quintas-feiras, com acesso ao arquivo por data de publicação.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s