CONTA-NOS UMA HISTÓRIA: IMAGEM DO SENTIR

captura-de-ecrc3a3-2015-05-15-c3a0s-04-09-41

A fotografia pode ser entendida como uma expressão e esta pode ser captada de diversas maneiras: pelo som, pelo silêncio, pela força, estímulo de sentidos e sentimentos, para que num determinado momento seja percebida e possa mais tarde ser contemplada.

captura-de-ecrc3a3-2015-05-15-c3a0s-04-07-54captura-de-ecrc3a3-2015-05-15-c3a0s-04-08-09

Preocupações em retratar e expor um quotidiano, feito de imagens percebidas de uma maneira não convencional àqueles que vêem e possibilitar àqueles que não vêem mais um canal de expressão. Este foi o desafio que o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica fez ao Centro Helen Keller através deste projecto, com o objectivo de fomentar uma aprendizagem da técnica fotográfica, capaz de ultrapassar diversos obstáculos até então imperceptíveis, numa procura da imagem estética reveladora de todo um universo imagético.

fotografia-nc2ba05afotografia-nc2ba05b

Este projecto, dinamizado em 2011, foi apoiado pela professora Sara Grande e pelo auxiliar Henrique Menezes da sala de recursos do Centro Helen Keller e dinamizado pelos fotógrafos Luís Rocha e Tânia Araújo do MEF – Movimento de Expressão fotográfica. Participaram neste projecto utentes do gabinete de actividades ocupacionais, alunos do 1º ciclo e alunos da sala de recursos.

A produção de fotografia em relevo e a descrição em Braille das imagens fotográficas teve a colaboração dos técnicos de Apoio Braille do Centro Helen Keller.

Este projecto teve o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa.

fotografia-nc2ba02bfotografia-nc2ba02a


“Conta-nos uma história”

O Movimento de Expressão Fotográfica foi desafiado a contar as suas histórias. Até à data, são 17 partilhas, que podem sem consultadas em: CONTA-NOS UMA HISTÓRIA. Interrompemos esta rubrica para um descanso, voltamos brevemente. Obrigado por nos terem acompanhado!


Deixe um comentário