3 PROPOSTAS FOTOGRÁFICAS ÀS QUINTAS-FEIRAS: Rumo ao sul, 22474, Quetzal

Retomamos a rubrica “3 propostas fotográficas à quinta-feira” com nota para 2 livros de fotografia (aconselhamos vivamente a ida a um alfarrabista) e para um centro de arte, com viagem ao coração da região do Alentejo nas encostas da Vidigueira.


mde

RUMO AO SUL de Luís Fradinho, Edição da CML de 1998.

“Durante 3 anos Luís Fradinho rumou em direção ao sul, sem um percurso traçado no mapa, partindo por tempo indeterminado, com a máquina fotográfica e muitos rolos na bagagem…”. Luísa Costa Dias.


IMG_20160901_01174522474  de José Luís Neto  

neto
© José Luís Neto (série “22474”, 2001).

 

“O presente trabalho de José Luís Neto tem a sua origem num encontro com uma imagem de Joshua Benoliel, no arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, realizada em 5 de Fevereiro de 1913 durante a cerimónia de abolição do capuz na penitenciária de Lisboa, para o jornal O Século, e que marca o fim da obrigatoriedade do uso deste dispositivo, que havia sido introduzido pelo regulamento dos serviços prisionais em 1884….”in Almedina por Francisco Feio“.

“22474” – corresponde ao número que o negativo original da imagem, em formato 9x12cm, recebeu no inventário do arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.


 Captura de ecrã 2016-09-01, às 01.58.08

Centro de Arte Quetzal

O Centro de Arte Quetzal, um espaço de exposição de arte contemporânea, situa-se numa região historicamente rica, longe do buliçoso mundo da arte. O programa procura atrair não só um público especializado, mas também um público curioso mais alargado. É orientado por um desejo de pôr à prova a finalidade da arte fora dos circuitos comerciais tradicionais. O Espaço de Arte Quetzal exibe diversas obras de artistas consagrados internacionalmente ou de artistas recentes que, por qualquer razão, escaparam à atenção do público, permitindo-lhes o desenvolvimento de um diálogo com uma geração mais nova de artistas. A arte é capaz de dar visibilidade ao invisível, de tocar os sentidos e de revelar o mundo de um ângulo diferente.

Mais informações em https://quintadoquetzal.com/pt-pt/art/.


Todas as sugestões desta rubrica estão disponíveis, após a sua publicação, em: 3 propostas fotográficas às quintas-feiras, com acesso ao arquivo por tipologia de sugestão.

#mef #omefsugere #3propostasfotograficasaquintafeira


 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s