O MEF sugere…

3 propostas fotográficas às quintas-feiras.

Prosseguimos no mês de Maio com mais 3 sugestões: passeamos em Lisboa e visitamos o seu arquivo fotográfico situado na Rua da Palma,  partimos em busca da fotografia perfeita com o grupo f/64 e   refletimos com o documentário Born into Brothels.

 ::

Para visita, sugerimos:

Arquivo Fotográfico de Lisboa, na rua da Palma, o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico detém um espólio com um valor patrimonial único para a história da cidade e da fotografia, que recua a 1850 e chega à atualidade através de várias proveniências: leilões, doações, legados, por encomenda pontual ou avenças estabelecidas com alguns fotógrafos e ainda, na atualidade com a recolha sistemática de imagens da cidade, feita pelos fotógrafos do Arquivo. A sua vertente é a divulgação da memória fotográfica de Lisboa, sendo a primeira instituição dedicada à preservação de coleções de fotografias e à sua divulgação, ao nível das instituições congéneres internacionais.

© cm-lisboa

 ::

Para conhecer, sugerimos: 

O Grupo f / 64 foi uma associação fotográfica que foi fundada na Califórnia em 1932, sob a influência de Paul Strand. Ansel Adams, Edward Weston, Imogen Cunningham, Willard Van Dyke, Henry Swift e Sonya Noskowiak foram alguns dos seus membros mais proeminentes. O grupo promoveu a prática da fotografia pura , sem intervenção, em oposição ao pictorialismo.

© Ansel Adams

 ::

Para ver, sugerimos: 

Kids with Cameras – Born into Brothels.  Documentário sobre a vida das crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá na Índia. No aparente crescimento económico do país, as crianças são os menos privilegiados, filhos e filhas de prostitutas do bairro mais pobre da cidade. Estas crianças, munidas de câmaras fotográficas fotografam  tudo o que lhes chama à atenção.

DVD_cover

 ::

Movimento de Expressão Fotográfica, 14 de Maio de 2015.

Todas as sugestões da rubrica “O MEF sugere…” estão disponíveis, após a sua publicação, em: 3 propostas fotográficas às quintas-feiras, com acesso ao arquivo por data de publicação.

Deixe um comentário