CONTA-NOS UMA HISTÓRIA: Paisagens do Vento

Em 2009 realizámos o Projeto Paisagens do Vento.  Apresentámos este projeto no Palácio Verride em Sta. Catarina, Lisboa, exposição com imagens em alto relevo e com suporte de audiodescrição. Para um melhor entendimento do projeto, é possível aceder ao Documentário vídeo e à etnografia sonora que contribuiu  para a leitura das imagens na exposição. A exposição dividia-se em várias salas, em total escuridão, com uma imagem por cada sala, disponível apenas em alto relevo (sem imagens visíveis), em que o percurso era realizado com o auxílio de um cordão que indicava o caminho. Junto a cada imagem, a ser tacteada, encontrava-se o som respectivo. No fim da exposição, era possível assistir ao documentário.


Introdução    

Como um lugar de passagem e de vivências da vida contemporânea, a paisagem sonora que compõe o quotidiano urbano é múltipla e diversificada. Na interacção com os sons de rua, dos ambientes, das pessoas em movimento, dos trabalhadores, das histórias e conversas de café, da cidade, procurámos estetizar imagens sonoras que identificassem estes espaços através dos fluxos, ritmos e temporalidades que os constituem na forma de uma narrativa, construindo um projecto baseado numa etnografia sonora, interagindo com uma visualização táctil dos espaços.

Com o convite mais uma vez à Associação Promotora de Emprego para Deficientes Visuais (APEDV) a desenvolver este projecto em parceria com o Movimento de Expressão Fotográfica – MEF e a Oficina da Fotografia da Câmara Municipal de Lisboa, o projecto passou por diversas fases, partindo da captação de imagens e som, à sua interpretação, terminando na exposição pública das mesmas em local público.

Objectivos 

Possibilitar a compreensão e visualização de imagens através de outras capacidades cognitivas além da visão, passando pelo tacto e pela audição.  Permitir desenvolver a criatividade imagética dos instantes fotográficos (imagem mental). Exponenciar a habilidade de criar e experimentar situações virtuais, de combinar informações de forma pouco comum ou de inventar imagens mentais. Através de sons conseguir ter a percepção do poder que este tem para gerar imagens visíveis, estimular o intelecto e provocar emoções.


L1010293-custom-size-408-306
Fotografia de Maria Paula Viegas | Mar na Boca do Inferno
L1010482-custom-size-412-310
Fotografia de Rui Jorge Cardoso | Máquina de café
L1010422-custom-size-416-312
Fotografia de Marco Paulo Viana | Obras / Construção civil
Sara-2Sesso-large
Fotografia de Sara Sofia | Veleiro no Rio Tejo
L1010281-custom-size-404-303
Fotografia de Jerónimo Lavado | Aeroporto de Lisboa – Descolagem de avião
L1010584-large
Fotografia de Marco Paulo Viana | Túnel do Metropolitano

Produção Executiva:

Sara Rodrigues

(Oficina da Fotografia)

Coordenação:

Filomena Costa

 (APEDV)

Acompanhamento Fotográfico:

Tânia Araújo

(MEF)

Documentário Vídeo:

Luís Rocha

(MEF)

Captação de som:

Rodolfo Barros

(MEF)


Co-produção:

  


Apoios institucionais ao projecto

Café A Brasileira

Câmara Municipal de Lisboa (Divisão de Gestão de Frota)

Comercial Foto

Due Domani

FDO – Construções

GNR – Regimento de Cavalaria de Braço de Prata

Jardim de Infância Luísa Neto Jorge

 

Leica

Metropolitano de Lisboa

Circo Soledad Cardinali

 CP – Caminhos de Ferro Portugueses

Mercado Abastecedor de Benfica

DocaPesca de Sesimbra

Nautico Clube Boa Esperança


Deixe um comentário